topo evento especial
2013 evento especial

Construindo Conselhos Eficazes
 
 
Diante do desenvolvimento da Governança Corporativa nas últimas duas décadas, a presença dos Conselhos de Administração nas empresas brasileiras tem se mostrado uma constante.
O desafio atual é, portanto, como tornar o Conselho um órgão representativo dos acionistas e das partes interessadas, enquanto dirige os rumos da organização.
Seleção de conselheiros, diversidade, preparação de agenda e material, criação de Secretaria de Conselho e o destaque para o papel do Presidente do Conselho tornaram-se temas comuns no dia-a-dia das empresas que efetivamente buscam adotar as boas práticas de Governança Corporativa.
Neste evento será discutido como obter o melhor desempenho do Conselho de Administração, com depoimentos de especialistas, investidores, acionistas e conselheiros de administração.

DEBATEDORES
 
Antônio Marcos Cavazzoni
Em janeiro de 2013 assumiu pela segunda vez a Secretaria de Estado da Fazenda. Foi Procurador Geral do Município de Chapecó e professor na UNOESC, na Escola Superior da Magistratura de Santa Catarina – ESMESC e na Universidade Paranaense – UNIPAR.  De 2007 a 2008 foi Secretário de Estado da Administração e entre dezembro de 2008 e março de 2010 foi pela primeira vez Secretário de Estado da Fazenda. Em janeiro de 2011 assumiu as presidências da CELESC Holding e suas subsidiárias integrais, CELESC Distribuição e CELESC Geração, onde permaneceu até dezembro de 2012. Formado em Direito pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), mestre e doutorando em Direito Público pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Décio Da Silva
Presidente do Conselho de Administração das empresas WPA Participações e Serviços S.A., WEG S.A. e Oxford Porcelanas S.A. Também é membro dos Conselhos de Administração da BRF – Brasil Foods e Tigre – Tubos e Connexões. Iniciou sua carreira profissional na WEG em 1979, na Engenharia da Qualidade, passou por diversos cargos na área industrial e comercial, chegou à Presidência da WEG S.A em 1989, permanecendo no cargo até dezembro de 2007. Durante os 18 anos na Presidência do Grupo, a WEG cresceu 25% ao ano, além de ter iniciado o processo de internacionalização da companhia. A partir de 2008 assumiu a Presidência do Conselho de Administração da WEG S.A. Técnico Mecânico pela Escola Técnica Tupy (Joinville-SC), Engenheiro Mecânico pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Administrador de Empresas pela ESAG/FURJ, com diversos cursos de especialização no Brasil e exterior.

Marta Xavier Gonçalves
Atua na Previ desde 1997 onde, no âmbito da Diretoria de Participações, ocupa desde 2012 o cargo de gerente executiva na Gerência de Governança Corporativa e Participações Mobiliárias sem Controle Acionário (Dipar/Gegop) da Unidade de Investimentos. É graduada em Ciências Econômicas pela UFRJ, onde também obteve especialização em Comercio Exterior em 1992. Possui MBA em finanças pelo IBMEC-RJ e em Finanças e Direito Societário na FGV-RJ. Mestre em Administração pelo IBMEC-RJ. Foi Conselheira de Administração Titular da Usiminas entre 2004 a 2006. É Conselheira de Administração certificada pelo IBGC. Atuou também no Banco do Brasil entre 1988 e 1997.
 
MEDIAÇÃO
Sandra Guerra
Presidente do Conselho de Administração do IBGC e uma das fundadoras do Instituto. Sócia-fundadora da Better Governance, atuando em projetos de governança corporativa e envolvendo conselhos de administração. É atualmente conselheira de grupo empresarial, tendo atuado em outros conselhos, incluindo de empresa listada. É membro do Council do IIRC – International Integrated Reporting Council. Foi membro do conselho de administração do International Corporate Governance Network (ICGN) por duas vezes. Foi coordenadora do Companies Circle da Latin American Corporate Governance Roundtable. É graduada em Comunicação pela Universidade Paulista e mestre em Administração de Empresas pela FEA/USP – Universidade de São Paulo. É certificada como Conselheira de Administração pelo IBGC e como Mediadora pelo CEDR-Centre for Effective Dispute Resolution, do Reino Unido. Bio em 23/8/13 para Congresso do IBGC em outubro de 2013
 
Data
30 de outubro 2013, quarta-feira.
 
Local
FIESC
Rodovia Admar Gonzaga, 2765
Florianópolis – SC

Horário
18h30 – Credenciamento
19h00 –Painéis e Debate
21h00 – Coquetel
21h30 – Encerramento do evento


INSCRIÇÃO
Gratuita

Este evento confere 1 crédito junto ao Programa de Educação Continuada do Programa de Certificação de Conselheiros do IBGC.
 
ESTACIONAMENTO
Próximo ao local, por conta dos participantes.

Patrocínio  
                        
                 



 Apoio
 
 
inscreva-se rodape evento especial
rodape evento especial rodape evento especial